CRISE DE 29

Não há nenhum jeito como o jeito americano. 1937,Margaret Bourke-White
Com o final da primeira guerra mundial, a Europa ficou devastada, com uma má economia. Já os Estados Unidos saíram muito bem da guerra e se tornaram a maior potência mundial.
Para ajudar a Europa, os Estados Unidos começou a aumentar sua produção para exportar à Europa. Pouco tempo depois, a Europa começou a se reconstruir e por isso necessitava menos de exportações, porém o EUA, ao invés de diminuir a produção, decidiu aumentá-la, o que fez um grande estoque, prejuízo e a perca de valor dos itens. Para estimular a população a consumir mais, criam-se o "American way of life" (Estilo de vida americano).
Nessa mesma época, nos centros urbanos, as pessoas de baixa e média renda investiam uma grande parte ou até todo seu dinheiro em ações, mas já havia a hipótese de que as ações estavam perdendo o valor, então no dia 25 de Março de 1929, várias pessoas colocaram suas ações em venda para pegar seu dinheiro de volta, porém isso causou a queda da bolsa de valores de NY, isso fez com que várias agências bancárias falissem, e com que várias pessoas percam seu dinheiro, tendo que lidar com o desemprego e a miséria. Algumas pessoas chegaram até a cometer suicídio.
Isso causou um impacto internacional, pois o EUA era uma potência gigante, o dólar era a moeda mais famosa, além dos EUA ajudarem os outras partes do mundo, como o Brasil, que tinha uma economia de café onde o EUA era o maior consumidor, e a Europa, que não estava totalmente reconstruída (essa crise ajudou a Hitler entrar no poder da Alemanha.).
Para acabar com isso, Franklin Delano Roosevelt criou um plano econômico chamado "New Deal" cuja principais medidas eram:
- Empréstimos aos fazendeiros para que retomassem a produção
- Controle da produção
- Produtos básicos com preço fixo
- Realização de obras públicas para que tenha mais empregos
- Aumento de salário
- Criação do salário desemprego
- Jornada de trabalho de 8 horas
- Criação da previdência social
- Trabalho infantil erradicado
Causas e consequências da Crise de 29

Comentários
Postar um comentário